quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

O CINEMA – NOSSA HISTÓRIA (Parte Três – Expansão e Cinema Regional)

Anos 20. O Cinema brasileiro, apesar das deficiências inerentes de nosso mercado de exibição e produção,  já criou algumas bases sólidas; Claro, já lá se vão mais de duas décadas e o publico já não passa mais sem a ida regular aos cinemas. E isso pelo Brasil inteiro. Começa, então, a fase em que a produção se espalha e se regionaliza e isso proporciona o surgimento de novos nomes e de novas temáticas. Mesmo 20 anos depois a produção brasileira ressente de um maior aparato tecnológico  e se apoia no pioneirismo desses novos nomes, que se utilizam de um cinema quase artesanal para fazerem seus filmes. A falta de possibilidade em criar uma iluminação artificial em interiores, por exemplo,  leva os cineastas a criarem cenários em locais com possibilidade de aproveitamento da luz solar. Este foi o caso de José Medina, um pintor e fotógrafo paulista, que transformou o cinema em uma grande paixão. Associado ao produtor Gilberto Rossi, ele fez o clássico PERVERSIDADE(2020). Medina montou seus cenários interiores no quintal de seu estúdio e filmava aproveitando o sol do meio dia. Assim fez filmes como GIGI(1925)  e FRAGMENTOS DA VIDA(1929). Numa proposta mais ousada, no Rio de Janeiro, em 1920, a portuguesa Carmen Santos criou a empresa Films Artisticos Brasileiros; Adaptando romances considerados escandalosos para a época, ela fez filmes como A CARNE e MADEMOISELLE CINÉMA. Causou rebuliço...

Cenas de O GUARANI(1920), MADEMOISELLE CINÉMA(1925) e HEI DE VENCER(1920)
Nessa época começam a surgir as famosas revistas de cinema como Seleta, Para Todos e Cinearte, que  publicam informações  sobre astros, novos filmes e sobre cinema em geral; Como o cinema americano já dominava 90% do mercado exibidor, essas publicações divulgavam artistas nacionais como Grácia Moreno, Eva Schnoor, Lelita Rosa, Nita Ney, Eva Nil, Estela Mar, Luís Soroa, Carlos Modesto, Paulo Morano e Raul Schnoor e, melhor, essas revistas chegando aos lugares mais distantes do Brasil, influenciaram cineastas de outros estados a se aventurarem nessa nova arte.  Um destes foi Humberto Mauro(1897/1983), mineiro que começou a sua carreira em Cataguases e se tornou um dos grandes nomes, de todos os tempos,  do cinema brasileiro, inclusive, o Cinema Novo,  movimento dos anos 60, o adotou como mentor e inspiração. Ele começou com  VALADIÃO, O CRATERA(1925) e NA PRIMAVERA DA VIDA(1926) e depois fez os clássicos BRASA DORMIDA, TESOURO PERDIDO e SANGUE MINEIRO. 

Cenas de BARRO HUMANO(1928), A CARNE(1925) e A LEI DO INQUILINATO(1926)
Em outros lugares do Brasil começam a surgir novos interessados em produzir filmes.  Em Pernambuco, se destacaram dois destes empreendedores: Edson Chagas e Gentil Roiz. Roiz foi o diretor do famoso AITARÉ DA PRAIA(1925), uma história de amor entre o jangadeiro Aitaré e Cora, uma moça simples da praia. De volta a Minas Gerais, em Pouso Alegre, temos Francisco de Almeida Fleming, que depois de algumas experiências sem sucesso em documentários e curtas metragens faz PAULO E VIRGINIA(1923) que faz sucesso em Pouso Alegre e chega a ser exibido no Rio de Janeiro. Já tinha realizado IN HOC SIGNO VINCES(1922) e depois fez O VALE DOS MARTIRIOS(1924). Em Guaranésia, também Minas Gerais, Carlos Masotti, que é italiano de nascimento, produz para a direção de Eugenio C.Kerrigan o longa metragem CORAÇÕES EM SUPLICIO(1925), que foi exibido  em Guaranésia e no Rio de Janeiro. Em Belo Horizonte Manuel Talon e Igino Bonfioli, realizam ENTRE AS MONTANHAS DE MINAS(1928). Igino foi um pioneiro no cinema da capital mineira. Além de documentários e filmes curtos, em 1923 realizou A CANÇÃO DA PRIMAVERA  e, já em 1931, realizou seu ultimo longa, TORMENTA.  Silvino Santos, jovem português que havia se encantado com as belezas do norte brasileiro, filma NO PAIS DAS AMAZONAS(1922), um documentário comemorando o centenário da independência brasileira e mostrando vários aspectos dessa região brasileira, e é exibido durante cinco meses em vários cinemas do Rio de Janeiro e tem exibições em Paris e Londres.

Cenas de O SEGRÊDO DO CORCUNDA(1925) e BARRO HUMANO(1928) / Cartaz de THESOURO PERDIDO(1927)
Em São Paulo, a partir dos anos 20, também surgem novos filmes e novos nomes que se interessam pela produção, tanto na capital como no interior, principalmente em cidades como Campinas, Santos e outras cidade menores. O SEGRÊDO DO CORCUNDA(1924),  dirigido por Alberto Traversa, obteve sucesso sendo exibido em todo o estado e até em algumas cidades de Minas Gerais.  Sempre lembrando que, como o mercado era praticamente dominado pela produção estrangeira, principalmente americana, a aceitação e exibição de um filme nacional sempre era uma grande vitória. Um sucesso! Realizado em Campinas, JOÃO DA MATA(1923) foi exibido, na capital e até no Rio de Janeiro, com ótima repercussão. Sem o mesmo sucesso ainda são realizados em Campinas filmes como ALMA GENTIL(1924), SOFRER PARA GOZAR(1924), A CARNE(1925) e MOCIDADE LOUCA(1927). SOFRER PARA GOZAR, foi dirigido pelo itinerante Eugenio C. Kerrigan(aquele mesmo de Guaranésia).

O Diretor E.C.Kerrigan/ Norma Santos e Eduardo Abelim em cena de O PECADO DA VAIDADE / A Atriz e Cineasta Carmen Santos/ O Jovem Humberto Mauro
No Rio Grande do Sul, surge Eduardo Abelim que filma em 1925, EM DEFESA DA IRMÃ. Abelim, um ex-chofer de praça, como eram chamados os motoristas de taxi, era um sonhador  que promovia seus filmes das mais inusitadas maneiras possíveis. Tanto que mereceu  um ótimo filme contando sua vida, SONHO SEM FIM(1986), dirigido por Eduardo Escorel.  Trabalhando em comerciais e documentários fez apenas três filmes; Além do citado acima fez CASTIGO DO ORGULHO(1927)  e O PECADO DA VAIDADE(1932). Quem reaparece no Sul é Eugênio C. Kerrigan;  Ele dirige os melodramas,  AMOR QUE REDIME(1928), que fez grande sucesso em Porto Alegre e REVELAÇÃO(1929). E foi assim, entre tropeços e sucessos, com maior ou menor destaque, que o cinema brasileiro se afirmou e conseguiu ter a cara de nossa gente. Mas o caminho ainda era longo e muitas etapas ainda a se avançar.

(Principais fontes de pesquisa, Coleção Nosso Século, publicada pela Editora Abril, em 1980,  História do Cinema Brasileiro-Edição Circulo do Livro/1987, de Fernão Ramos,  Dicionario de Filmes Brasileiros, de Antonio Leão da Silva Neto e Dicionario de Cineastas, de Rubens Ewald Filho)


domingo, 27 de janeiro de 2019

25º SAG AWARDS - 2019

Este é o prêmio do Sindicato dos Atores(SAG-AFTRA/Screen Actors Guild e American Federation of Television and Radio Artists) que representa aproximadamente 160 mil atores e profissionais de várias mídias em todo o mundo. Como no caso do cinema a maioria dos atores que votam aqui, são mesmos que vão votar no Oscar, a possibilidade de estarmos aqui tendo uma prévia dos atores que irão serem premiados pela Academia no dia 24 de Fevereiro é enorme. Confira abaixo os vencedores desta premiação, acontecida neste domingo, 27 de Janeiro.

 



quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

O CINEMA – NOSSA HISTÓRIA (Parte Dois – Os Primeiros Filmes)

Uma das grandes possibilidades que a nova invenção trouxe, foi  levar o que acontecia no mundo e no Brasil, ao conhecimento do grande publico. E como a grande maioria das produções eram documentais isso se tornou uma constante.  Como já dito, a chegada de energia elétrica em abundancia, em 1908, proporcionou ao cinema brasileiro passar  por uma incrível febre de novas produções. Filmes de curta duração, a grande maioria eram documentários registrando paisagens e momentos urbanos. Mas, começaram já aparecer os filmes com enredo e nesses se usavam, principalmente, atores de teatro ou de circo. Mesmo porque,  se nas grandes cidades já haviam muitas salas permanentes, o resto do pais passou a conhecer essa nova arte através de circos e companhias ambulantes que perambulavam Brasil afora.

“NHÔ ANASTACIO CHEGOU DE VIAGEM”, filme de Julio Ferraz, realizado em 1908, tinha apenas 15 minutos e foi o primeiro filme com enredo realizado no Brasil; Narrava de forma engraçada as peripécias de um matuto passeando pelo Rio de Janeiro. A partir desse ano, uma grande quantidade de filmes “com enredo” começaram a  chegar as telas. Filmes americanos e europeus eram trazidos pelos exibidores e os produtores nacionais começaram a investir em filmes de maior duração. Com 40 minutos, Giuseppe Labanca produziu  OS ESTRANGULADORES, que fez enorme sucesso chegando ao numero recorde de mais de 800 exibições. O sucesso desse tipo de filme levou a outras produções similares, como A MALA SINISTRA  de Julio Ferrez, que foi baseado no famoso “crime da mala”, ocorrido em São Paulo, em 1908.
 
BENJAMIN OLIVEIRA, um dos primeiros astros de Cinema. O CINEMATOGRAPHO RIO BRANCO, exibindo o grande sucesso PAZ & AMOR e ao lado o cartaz do filme cantante. A ultima foto é na Cinelândia Carioca e os círculos assinalam dois grandes exibidores, Luiz Severiano Ribeiro e Francisco Serrador.
O sucesso desses filmes faziam do cinema uma mania e um programa regular do publico. Os jornais passaram a ter sessões destinadas aos filmes programados e expressões ligadas a essa nova arte tornaram-se comuns entre a população. Sim, porque uma das grandes vantagens do cinema era seu apelo popular, atingindo todas as faixas do povo. Mas a grande produção nacional de filmes era quase toda concentrada no Rio de Janeiro( o maior estúdio da época era o Guanabara Film). Já no final dessa sua primeira década começou no Brasil, a se combinar as imagens com sons de um gramofone ou com musicas executadas em um piano. Isso já era feito nos EUA e Europa.  Surgiram por aqui, então, os “filmes cantantes”, uma novidade onde os atores se escondiam atrás da tela e acompanhavam com a voz os movimentos de falas de personagens. Isso fez com que operetas como A VIÚVA ALEGRE, A GEISHA, A DANÇARINA DESCALÇA e SONHO DE VALSA, alcançassem um enorme sucesso. Outros sucessos no gênero, foram sátiras , especialmente politicas, como O VIÚVO ALEGRE, O CHANTECLER, O COMETA e 606 CONTRA O ESPIROQUETA PÁLIDO.

Mas o maior de todos os sucessos no genêro foi PAZ E AMOR(1910), que teve um total de mais de mil exibições; Isto porque era uma sátira politica, envolvendo vários nomes proeminentes da época, principalmente o recém eleito Presidente Nilo Peçanha, que prometera um governo de “paz e amor”. Exibido no Cinematographo Rio Branco, do Rio,  as vezes era preciso a intervenção da policia dado ao grande afluxo de publico. Mas também já funcionavam, regularmente no Rio de Janeiro, outros cinematographos: o Pathé, Avenida e Odeon. Como já chegavam por aqui as  grandes produções da Europa e América, atores  estrangeiros como Francesca Bertini, Nielsen, Psilander e Maurice Costello, começam  a se destacar na preferencia popular, onde também se destacam os nacionais Benjamin de Oliveira, Mercedes Villa, Sonia Veiga e Regina Fuina .
 
Alguns dos primeiros filmes com enredo: HEITOR ÉUM RAPAZ SÉRIO, FLOR DE CALÇADA, A TRÁGEDIA DE BELGRADO e A MÃO NEGRA
No entanto se a partir de 1908, nunca se havia produzido tantos filmes no Brasil, a partir de 1912 essa produção caiu drasticamente e até por volta de 1922, a média de filmes por ano caiu para cerca de 12 filmes. O que aconteceu?  Em São Paulo, onde a grande maioria dos filmes exibidos eram os feitos no Rio, o empresário Francisco Serrador, resolve  estender seus pontos de exibição ao Rio de Janeiro e ao resto do pais e 1911 funda a Cia. Cinematográfica Brasileira, que não tinha a produção nacional como seu principal objetivo, mas sim a importação de filmes, visto que fora do Brasil, onde o cinema havia já alcançado um nível industrial/cultural/tecnológico infinitamente acima do que se fazia no Brasil. A Empresa compra então salas de exibição em todo o pais com fins de organizar o caótico mercado exibidor nacional. E isso dá muito certo, porque  além de importar filmes para exibição em suas salas, ainda reloca os mesmos filmes para outras salas. Proprietário da maioria das salas e exibindo apenas o produto importado, isso  prejudica enormemente a produção nacional. Em um primeiro momento, o publico reage desfavoravelmente, mas a magia dessa nova arte, cativa a publico, que em pouco tempo passa a conhecer e admirar os novos astros de cinema que surgiam lá fora.

Mas, apesar de pequena, a produção nacional não estagnou. Em 1914, foi exibido o primeiro filme com mais de duas horas de duração produzido no país, intitulado  O CRIME DOS BANHADOS, do diretor português Francisco Santos, confirmando o sucesso da moda dos filmes policiais, que teria ainda títulos como O CASO DOS CAIXOTES(1912) e  O CRIME DE PAULA MATOS(1913). Em 1915, o cineasta Antonio Leal, construiu um estúdio envidraçado(para aproveitar a luz solar) e produziu ali filmes como A MORENINHA(1915) e LUCÍOLA(1916), baseados em grandes obras da literatura nacional, iniciando a moda dos filmes literários, como O CAÇADOR DE ESMERALDAS(Olavo Bilac)  e OS MISTÉRIOS DO RIO DE JANEIRO(Coelho Neto). A 1ª Guerra Mundial, em curso, foi ensejo para a produção de filmes relacionados,  como PÁTRIA E BANDEIRA, LE FILM DU DIABLE e o primeiro desenho animado brasileiro, O KAISER, do caricaturista Seth. Em 1912, talvez um primeiro ato de censura no cinema brasileiro; A marinha impediu a exibição de um filme contando a história de João Candido, o “almirante negro”, líder da chamada Revolta da Chibata, acontecida em 1910.

(Principal fonte de pesquisa, Coleção Nosso Século, publicada pela Editora Abril, em 1980 e História do Cinema Brasileiro-Edição Circulo do Livro/1987, de Fernão Ramos)

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

INDICAÇÕES DO OSCAR: OS MELHORES DE 2018

Sairam hoje(22/01/2019) as indicações ao “Oscar”, para os melhores filmes de 2018. Os atores Kumail Nanjiani  e a atriz Tracee Ellis Ross, foram designados pela Academia para a divulgação destes indicados; A festa de premiação será no dia 24 de Fevereiro e, desta vez, a festa não terá um apresentador fixo. A apresentação será feita por vários astros que se revezarão durante a festa. Algumas curiosidades chamaram a atenção nessas indicações. O filme ROMA de Alfonso Cuaron, produção mexicana, foi o primeiro filme da Netflix, a ser indicado a melhor filme, sendo indicado como Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme do ano. ROMA, também é, ao lado de O TIGRE E O DRAGÃO de Ang Lee, o filme estrangeiro com maior numero de indicações, até hoje. E, ao lado de A FAVORITA, foi o filme com maior numero de indicações, 10. Os outros filmes com maior numero de indicações: NASCE UMA ESTRÊLA(9), VICE(8), PANTERA NEGRA(7), INFILTRADO NA KLAN(6), GREEN BOOK:O GUIA(5) e BOHEMIAN RHAPSODY(5).
 
Num ano em que Meryl Streep, não foi indicada, Glenn Close recebeu sua sétima indicação, só que ela nunca recebeu o prêmio. O veteraníssimo Sam Elliott (NASCE UMA ESTRÊLA) foi indicado pela primeira vez. Alfonso Cuarón(ROMA) foi indicado como  como produtor, diretor, roteirista; Se igualando a Warren Beatty, Alan Menken, Joel Coen e Ethan Coen. E apesar de todo movimento, nenhuma mulher foi indicada como diretora, a se destacar apenas Hannah Beachler(PANTERA NEGRA)  que é a primeira mulher negra a ser indicada ao Oscar de Direção de Arte. Como sempre alguma surpresas, como a não indicação de Bradley Cooper, pela direção de  NASCE UMA ESTRÊLA ou a ausência de Thimotee Chalamet entre os atores coadjuvantes pelo seu trabalho em QUERIDO MENINO. Outro fato surpreendente é que um dos grandes sucessos do ano, a comédia romântica PODRES DE RICO, que esteve presente, pelo menos nas indicações, da maioria dos prêmios até agora não teve uma indicação, sequer.

ROMA, A FAVORITA, NASCE UMA ESTRÊLA, VICE, PANTERA NEGRA, INFILTRADOS NA KLAN, GREEN BOOK e BOHEMIAN RHAPSODY, os filmes com maior numero de indicações.
Confira todos os indicados:
  
MELHOR FILME DO ANO
A Favorita/The Favourite (Ceci Dempsey, Ed Guiney, Lee Magiday, Yorgos Lanthimos)
Bohemian Rhapsody / Bohemian Rhapsody (Graham King)
Green Book: O Guia/Green Book (Jim Burke, Charles B. Wessler, Brian Hayes Currie, Peter Farrelly, Nick Vallelonga)
Infiltrado na Klan/BlacKkKlansman (Sean McKittrick, Jason Blum, Raymond Mansfield, Jordan Peele, Spike Lee)
Nasce uma Estrela/A Star Is Born (Bill Gerber, Bradley Cooper, Lynette Howell Taylor)
Pantera Negra/Black Panther (Kevin Feige)
Roma/Roma (Gabriela Rodriguez, Alfonso Cuarón)
Vice/Vice(Dede Gardner, Jeremy Kleiner, Adam McKay, Kevin J. Messick)

MELHOR ATOR
Bradley Cooper (Nasce uma Estrela/A Star Is Born)
Christian Bale (Vice/Vice)
Rami Malek(Bohemian Rhapsody/ Bohemian Rhapsody)
Viggo Mortensen(Green Book: O Guia/Green Book )
Willem Dafoe(No Portal da Eternidade/At Eternity's Gate)

MELHOR ATRIZ
Glenn Close(A Esposa/The Wife)
Lady Gaga(Nasce uma Estrela/A Star Is Born)
Melissa McCarthy(Poderia Me Perdoar?/Can You Ever Forgive Me? )
Olivia Colman(A Favorita/The Favourite)
Yalitza Aparicio(Roma/Roma)

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Adam Driver(Infiltrado na Klan/BlacKkKlansman)
Mahershala Ali(Green Book: O Guia/Green Book)
Richard E. Grant(Poderia Me Perdoar?/Can You Ever Forgive Me?)
Sam Elliott(Nasce uma Estrela/A Star Is Born)
Sam Rockwell(Vice/Vice)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Amy Adams(Vice/Vice)
Emma Stone(A Favorita/The Favourite)
Marina de Tavira(Roma/Roma)
Rachel Weisz(A Favorita/The Favourite)
Regina King(Se a Rua Beale Falasse/If Beale Street Could Talk )

MELHOR DIREÇÃO
Adam McKay(Vice/Vice)
Alfonso Cuarón(Roma/Roma)
Pawel Pawlikowski(Guerra Fria/Zimna wojna)
Spike Lee(Infiltrado na Klan/BlacKkKlansman )
Yorgos Lanthimos(A Favorita/The Favourite )

 MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
A Favorita/The Favourite (Deborah Davis, Tony McNamara)
Green Book: O Guia/Green Book (Nick Vallelonga, Brian Hayes Currie, Peter Farrelly)
No Coração da Escuridão/First Reformed (Paul Schrader)
Roma/Roma(Alfonso Cuarón)
Vice/Vice(Adam McKay)

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
A Balada de Buster Scruggs/The Ballad of Buster Scruggs (Joel Coen, Ethan Coen)
Infiltrado na Klan(BlacKkKlansman (Charlie Wachtel, David Rabinowitz, Kevin Willmott, Spike Lee)
Nasce uma Estrela/A Star Is Born (Eric Roth, Bradley Cooper, Will Fetters)
Poderia Me Perdoar?/Can You Ever Forgive Me? (Nicole Holofcener, Jeff Whitty)
Se a Rua Beale Falasse/If Beale Street Could Talk (

MELHOR FOTOGRAFIA
A Favorita/The Favourite (Robbie Ryan)
Guerra Fria/Zimna wojna (Lukasz Zal)
Nasce uma Estrela/A Star Is Born (Matthew Libatique)
Roma/Roma(Alfonso Cuarón)
Werk ohne Autor(Caleb Deschanel)

MELHOR MONTAGEM
A Favorita/The Favourite (Yorgos Mavropsaridis)
Bohemian Rhapsody/Bohemian Rhapsody(John Ottman)
Green Book: O Guia/Green Book (Patrick J. Don Vito)
Infiltrado na Klan/BlacKkKlansman (Barry Alexander Brown)
Vice/Vice (Hank Corwin)

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
A Favorita/The Favourite (Fiona Crombie, Alice Felton)
O Primeiro Homem/First Man (Nathan Crowley, Kathy Lucas)
O Retorno de Mary Poppins/Mary Poppins Returns (John Myhre, Gordon Sim)
Pantera Negra/Black Panther (Hannah Beachler, Jay Hart)
Roma/Roma (Eugenio Caballero, Barbara Enriquez)

MELHOR FIGURINO
A Balada de Buster Scruggs/The Ballad of Buster Scruggs (Mary Zophres)
A Favorita/The Favourite (Sandy Powell)
Duas Rainhas/Mary Queen of Scots (Alexandra Byrne)
O Retorno de Mary Poppins/Mary Poppins Returns (Sandy Powell)
Pantera Negra/Black Panther (Ruth E. Carter)

MELHOR MAQUIAGEM & CABELOS
Duas Rainhas/Mary Queen of Scots (Jenny Shircore, Marc Pilcher, Jessica Brooks)
Gräns (Göran Lundström, Pamela Goldammer)
Vice/Vice (Greg Cannom, Kate Biscoe, Patricia DeHaney)

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
Ilha dos Cachorros/Isle of Dogs (Alexandre Desplat)
Infiltrado na Klan/BlacKkKlansman (Terence Blanchard)
O Retorno de Mary Poppins/Mary Poppins Returns (Marc Shaiman)
Pantera Negra/Black Panther (Ludwig Göransson)
Se a Rua Beale Falasse/If Beale Street Could Talk (Nicholas Britell)

MELHOR CANÇÃO TEMA
When a Cowboy Trades His Spurs for Wings (A Balada de Buster Scruggs/The Ballad of Buster Scruggs) David Rawlings, Gillian Welch
Shallow(Nasce uma Estrela/A Star Is Born)Lady Gaga, Mark Ronson, Anthony Rossomando, Andrew Wyatt
The Place Where Lost Things Go(O Retorno de Mary Poppins/Mary Poppins Returns) Marc Shaiman, Scott Wittman
All the Stars(Pantera Negra/Black Panther)Sounwave, Kendrick Lamar, Anthony Tiffith, SZA)
I'll Fight(RBG)Diane Warren

MELHOR MIXAGEM SONORA
Bohemian Rhapsody/Bohemian Rhapsody (Paul Massey, Tim Cavagin, John Casali)
Nasce uma Estrela/A Star Is Born (Tom Ozanich, Dean A. Zupancic, Jason Ruder, Steven Morrow)
O Primeiro Homem/First Man (Jon Taylor, Frank A. Montaño, Ai-Ling Lee, Mary H. Ellis)
Pantera Negra/Black Panther (Steve Boeddeker, Brandon Proctor, Peter J. Devlin)
Roma/Roma(Skip Lievsay, Craig Henighan, José Antonio García)

MELHOR EDIÇÃO SONORA
Bohemian Rhapsody/ Bohemian Rhapsody(John Warhurst, Nina Hartstone)
O Primeiro Homem/First Man (Ai-Ling Lee, Mildred Iatrou)
Pantera Negra/Black Panther (Benjamin A. Burtt, Steve Boeddeker)
Roma/Roma (Sergio Diaz, Skip Lievsay)
Um Lugar Silencioso/A Quiet Place (Ethan Van der Ryn, Erik Aadahl)

MELHORES EFEITOS VISUAIS
Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível/Christopher Robin (Chris Lawrence, Mike Eames, Theo Jones, Chris Corbould)
Han Solo: Uma História Star Wars/Solo: A Star Wars Story (Rob Bredow, Patrick Tubach, Neal Scanlan, Dominic Tuohy)
Jogador Nº 1/Ready Player One (Roger Guyett, Grady Cofer, Matthew E. Butler, David Shirk)
O Primeiro Homem/First Man (Paul Lambert, Ian Hunter, Tristan Myles, J.D. Schwalm)
Vingadores: Guerra Infinita/Avengers: Infinity War (Dan DeLeeuw, Kelly Port, Russell Earl, Daniel Sudick)

MELHOR DOCUMENTÁRIO
Free Solo(Elizabeth Chai Vasarhelyi, Jimmy Chin, Evan Hayes, Shannon Dill)
Hale County This Morning, This Evening(RaMell Ross, Joslyn Barnes, Su Kim)
Kinder des Kalifats(Talal Derki, Ansgar Frerich, Eva Kemme, Tobias Siebert)
Minding the Gap(Bing Liu, Diane Moy Quon)
RBG(Betsy West, Julie Cohen)

MELHOR DOCUMENTARIO CURTA METRAGEM
A Night at the Garden(Marshall Curry)
Black Sheep(Ed Perkins, Jonathan Chinn)
End Game(Rob Epstein, Jeffrey Friedman)
Lifeboat(Skye Fitzgerald, Bryn Mooser)
Period. End of Sentence(Rayka Zehtabchi, Melissa Berton)

 MELHOR ANIMAÇÃO
Homem-Aranha no Aranhaverso/Spider-Man: Into the Spider-Verse (Bob Persichetti, Peter Ramsey, Rodney Rothman, Phil Lord, Christopher Miller
Ilha dos Cachorros/Isle of Dogs (Wes Anderson, Scott Rudin, Steven Rales, Jeremy Dawson)
Mirai no Mirai(Mamoru Hosoda, Yûichirô Saitô)
Os Incríveis 2/Incredibles 2 (Brad Bird, John Walker, Nicole Paradis Grindle)
WiFi Ralph: Quebrando a Internet/Ralph Breaks the Internet (Rich Moore, Phil Johnston, Clark Spencer)

MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO
Animal Behaviour(Alison Snowden, David Fine)
Bao (Domee Shi, Becky Neiman)
Fim de Tarde/Late Afternoon (Louise Bagnall, Nuria González Blanco)
Um Pequeno Passo/One Small Step (Andrew Chesworth, Bobby Pontillas)
Weekends(Trevor Jimenez)

MELHOR CURTA METRAGEM
Detainment(Vincent Lambe, Darren Mahon)
Fauve(Jeremy Comte, Maria Gracia Turgeon)
Madre(Rodrigo Sorogoyen, María del Puy Alvarado)
Marguerite(Marianne Farley, Marie-Hélène Panisset)
Skin (Guy Nattiv, Jaime Ray Newman)

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Assunto de Família/Manbiki kazoku (Japão)
Cafarnaum/Capharnaüm (Libano)
Guerra Fria/Zimna wojna (Polônia)
Roma/Roma(Mexico)
Werk ohne Autor(Alemanha)

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

O CINEMA – NOSSA HISTÓRIA (Parte Um - O Inicio)

Os Irmãos Auguste e Luis Lumiere, patentearam a invenção do primeiro projetor cinematográfico, o Cinematográfo, em 1895. Seu pai, Antoine, já era um fabricante de películas fotográficas e essa conjução de fatores, os levaram ao desenvolvimento do inovador aparelho de filmagem e projeção. Consta que, as primeiras cenas por eles captadas e exibidas  na mitológica  sessão do Grand Café em Paris, foram  mostrando a saída dos funcionários de sua fábrica em Lyon e partir daí as famosas “imagens em movimento” ganharam o mundo.  Paralelamente a invenção dos Lumiere, ocorreram descobertas similares em outros lugares e que receberam as mais variadas denominações. E foi uma dessas que aportou no Rio, em 1896. A que aqui chegou foi chamada Omniographo.

Em 08 de Julho de 1896, o Jornal do Commercio, que circulava no Rio de Janeiro noticiava: O Omniographo, que tanta atração teve em Paris...vai ser exibido de amanhã em diante, em uma casa da rua do Ouvidor” e continuando o jornal explicava do que se tratava essa novidade, “um aparelho que projeta sobre uma tela colocada ao fundo de uma sala, diversos espetáculos e cenas animadas por uma série de fotografias...”  mas avisava “aconselhamos os visitantes a se acautelarem contra os gatunos. Na escuridão negra que fica a sala durante a visão, é muito fácil aos amigos do alheio colher o que não lhes pertence.

Os Irmãos Lumiere e seu Cinematographo. Affonso Segreto e a "Empreza" dos Irmãos Segretto
Aqui começava o cinema no Brasil. O publico carioca pode experimentar  e se encantar  apenas durante um curto período com o fabuloso omniographo, mas a semente estava lançada. Já em 1897, Aurélio da Paz, apresentou o Kinetographo Português no Teatro Lucinda e o ilusionista Enrique Moya, instalou o Kinetographo de  Edison em uma sala no Rio de Janeiro. Também nesse ano, Paschoal Segreto e Cunha Salles, criaram o Salão das Novidades, que entre outras inovações tecnológicas, tinha um espaço exclusivamente e permanentemente,  dedicado ao Animatographo  Lumiere. Esse espaço regular, que fez um enorme sucesso entre os cariocas,  pode ser cravado como a primeira sala de cinema do Brasil. Coube a Affonso Segreto, irmão de Paschoal, o pioneirismo de ser o primeiro cineasta brasileiro, quando ele filmou vistas da Baia de Guanabara, a bordo do navio francês Brésil, em junho de 1898. Os jornais da época deram um grande destaque ao fato. Nascia o cinema brasileiro.

Em São Paulo coube a Cunha Salles, que havia dissolvido sua sociedade com Paschoal Segreto, no Salão das Novidades do Rio, o pioneirismo em abrir uma sala exclusiva para projeção de filmes. Em Fevereiro de 1898, ele inaugurou  em São Paulo,  a Cia. Das Novidades, similar ao projeto do Rio de Janeiro, e o cinematographo era a principal atração. Affonso Segreto,  também foi quem realizou a primeira filmagem em São Paulo, isso em 1899; Ele registrou um evento reunindo a colônia italiana, celebrando a unificação da Italia. Outro italiano, Vitor de Maio, também pode ser considerado o responsável pela introdução do cinema em São Paulo. Ele manteve pontos irregulares de exibição, até criar em 1900, o Cinematógrafo Paris, ai sim, uma sala permanente de cinema.


O Pioneiro Paschoal Segreto, a usina do Ribeirão das Lajes e Francisco Serrador, por décadas um dos grandes exibidores do Brasil.
Mas tanto no Rio, quanto em São Paulo, os Irmãos Segreto, dominaram o panorama dessa nova arte, como principais  produtores e exibidores durante alguns anos. Eles chegaram a montar um estúdio, com  equipamentos e laboratório próprios, o que lhes possibilitava a manutenção regular de programas em suas salas. Um dos problemas que impedia o crescimento de salas era o  escasso o fornecimento de energia. Isso só veio a melhorar por volta de 1907, quando no Rio de Janeiro,  o governo inaugurou a Usina Hidroelétrica do Ribeirão das Lajes e passou a ser abundante o fornecimento de energia. O efeito foi imediato e inúmeras novas salas de cinema foram inauguradas. Isso levou também a elevação da produção de filmes nacionais, afinal todas essas salas precisavam serem abastecidas. Seguindo o exemplo dos Segreto,  vários exibidores passaram a agir como importadores e produtores de filmes, entre eles Giuseppe Labanca, Giacomo Staffa, Marc Ferrez e Francisco Serrador, este ultimo criou a partir daí um império de entretenimento no Brasil e durante décadas o “circuito Serrador” teve cinemas em todas as principais cidades do Brasil.
 
(Principal fonte de pesquisa, Coleção Nosso Século, publicada pela Editora Abril, em 1980 e História do Cinema Brasileiro-Edição Circulo do Livro/1987, de Fernão Ramos)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

THE 24TH ANNUAL CRITICS CHOICE AWARDS-2019

Aconteceu neste domingo, 13/01/2019, o 24º ANNUAL CRITICS CRITICS CHOICE AWARDS. O que é esse prêmio? Distribuído para profissionais de cinema e televisão esse prêmio é organizado pela BFCA(Broadcast Film Critics Association), que reúne cerca de 300 críticos de veículos de comunicação(TV, Rádio, Jornais e Internet) especializados. Portanto é um prêmio da crítica. Não é do publico. E os premiados refletem o gosto crítico destes especialistas. Confira os melhores na opinião deles:

VENCEDORES DE CINEMA:

Filme: “Roma”
Ator: Christian Bale – “Vice”
Atriz: Glenn Close – “A Esposa” e Lady Gaga – “Nasce uma Estrela”
Ator Coadjuvante: Mahershala Ali – “Green Book - o Guia”
Atriz Coadjuvante: Regina King – “Se a Rua Beale Falasse”
Ator/Atriz Jovem: Elsie Fisher – “Oitava Série”
Elenco: “A Favorita”
Direção: Alfonso Cuarón –“ Roma”
Roteiro Original: Paul Schrader – “No Coração da Escuridão”
Roteiro Adaptado: Barry Jenkins – “If Beale Street Could Talk”
Fotografia: Alfonso Cuarón – Roma
Design de Produção: Hannah Beachler, Jay Hart – “Pantera Negra”
Edição: “O Primeiro Homem”
Design de Figurino: “Pantera Negra”
Cabelo e Maquiagem: “Vice”
Efeitos Visuais: “Pantera Negra”
Animação: “Homem-Aranha no Aranhaverso”
Filme de Ação: “Missão: Impossível - Efeito Fallout”
Filme de Comédia: “Podres de Ricos”
Ator em Filme de Comédia: Christian Bale – “Vice”
Atriz em Filme de Comédia: Olivia Colman – “A Favorita”
Filme de Ficção Científica/Terror: “Um Lugar Silencioso”
Filme em Língua Estrangeira: “Roma” (México)
Música: “Shallow" – “Nasce uma Estrela”
Trilha Sonora: Justin Hurwitz – “O Primeiro Homem”

ROMA, foi o filme mais premiado da noite; Recebeu 4 prêmios, inclusive filme e diretor. PANTERA NEGRA recebeu 03 prêmios técnicos. NASCE UMA ESTRÊLA, SE A RUA BEALE FALASSE e O PRIMEIRO HOMEM, receberam 02 prêmios... 
Tanto entre as premiações de cinema, quanto de TV, neste ano aconteceu algo incomum, ou seja, dois empates. E coincidentemente na categoria atriz. Lady Gaga e Glenn Close empataram  nessa categoria de cinema e Amy Adams e Patricia Arquette na categoria de atriz de TV em filme ou  minissérie.  Apesar de ser um prêmio critico  e por indicações já divulgadas pelos seus respectivos sindicatos(atores, diretores, roteriristas, produtores), é quase certo que a maioria destes filmes premiados e indicados estarão no Oscar. Vamos esperar. As indicações ao Oscar saem dia 22/01.

VENCEDORES DA TELEVISÃO:

Série de Drama: “The Americans”
Ator/Série de Drama: Matthew Rhys – “The Americans”
Atriz/Série de Drama: Sandra Oh – “Killing Eve”
Ator Coadjuvante/Série de Drama: Noah Emmerich – “The Americans”
Atriz Coadjuvante/Série de Drama: Thandie Newton – “Westworld”
Série de Comédia: “The Marvelous Mrs. Maisel”
Ator/Série de Comédia: Bill Hader – “Barry”
Atriz/Série de Comédia: Rachel Brosnahan – “The Marvelous Mrs. Maisel”
Ator Coadjuvante/Série de Comédia: Henry Winkler – “Barry”
Atriz Coadjuvante/Série de Comédia: Alex Borstein – “The Marvelous Mrs. Maisel”
Minissérie: “O Assassinato de Gianni Versace: American Crime Story”
Filme para a TV: “Jesus Christ Superstar Live in Concert”
Ator/Filme para a TV ou Minissérie: Darren Criss – “The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story”
Atriz/Filme para a TV ou Minissérie: Amy Adams – “Objetos Cortantes” (HBO) e Patricia Arquette – “Escape at Dannemora”
Ator Coadjuvante/Filme para a TV ou Minissérie: Ben Whishaw – A Very English Scandal
Atriz Coadjuvante/Filme para a TV ou Minissérie: Patricia Clarkson – “Sharp Objects”
Série Animada: “BoJack Horseman”

domingo, 6 de janeiro de 2019

GLOBO DE OURO 2019 - A Premiação e os Vencedores

76º Golden Globe Awards /Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA- Hollywood Foreign Press Association)
Apresentadores: Andy Samberg & Sandra Oh
Local: Hotel Beverly Hilton, Beverly Hills, Los Angeles
Data: 06 de Janeiro de 2019, 23h(Hora do Brasil)

Apresentações Especiais que aconteceram no decorrer da premiação:

#Chadwick Boseman, Danai Gurira, Michael B. Jordan e Lupita Nyong'o, apresentaram PANTERA NEGRA, um dos filmes indicados na categoria Melhor Filme-Drama.
#Emma Stone, Rachel Weisz e Olivia Colman apresentaram o filme indicado  A FAVORITA , indicado na categoria Melhor Filme-Musical ou Comédia
#Meher Tatna, a Presidente da Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA- Hollywood Foreign Press Association), ressaltou a representatividade da Associação e falou a todos da importância da liberdade de opinião e imprensa.
#Adam Driver e John David Washington  apresentaram o filme indicado INFILTRADO NA KLAN.
#Lucy Liu, apresentou o filme indicado PODRE DE RICO.
#Steve Carel, entregou um prêmio especial a CAROL BURNET; Honrando  suas pelas realizações na televisão através dos anos, este prêmio passa a ser entregue anualmente e se chamará THE CAROL BURNETT AWARD.      
#Idris Elba, apresentou sua filha, ISAN ELBA, como a Miss Golden Globe, deste ano.  
#Otavia Spencer, apresentou o filme indicado, GREEN BOOK: O GUIA.    
#Tyler Perry, apresentou o filme indicado, VICE.
#Chris Pine, apresentou o Prêmio Cecil B. de Mille, a JEFF BRIDGES, por tantos anos de contribuição a  indústria do entretenimento. “O trabalho de Bridges em diversos gêneros capturou corações e mentes de audiências no mundo todo por mais de seis décadas...”-disse a Associação.
#Sam Elliott, apresentou o filme indicado NASCE UMA ESTRÊLA.
#Emily Blunt e Dick Van Dyke, apresentaram o filme indicado O RETORNO DE MARY POPPINS. Dick Van Dyke, aos 93 anos, foi aplaudido de pé pela plateia.
#Janelle Monáe, apresentou o filme indicado SE A RUA BEALE FALASSE.
#Mike Meyers, apresentou o ultimo filme indicado, BOHEMIAN RHAPSODY.
 
Confira como foram entregues os prêmios na exata ordem de apresentação:

GREEN BOOK:O GUIA, 3 Globos(Ator Coadjuvante, Roteiro e Filme-Musical ou Comédia) BOHEMIAN RHAPSODY, 2 Globos(Ator e Filme-Drama) e ROMA, 2 Globos(Filme Estrangeiro e Direção)
MELHOR ATOR EM SÉRIE DE TV – MUSICAL ou COMÉDIA
Entregue por: Bradley Cooper e Lady Gaga
Vencedor: Michael Douglas(O Método Kominsky/The Kominsky Method)

MELHOR ANIMAÇÃO
Entregue por: Chadwick Boseman, Danai Gurira, Michael B. Jordan e Lupita Nyong'o
Vencedor: Homem-Aranha no Aranhaverso/Spider-Man: Into the Spider-Verse

MELHOR ATOR EM SÉRIE DE TV-DRAMA
Entregue por: Kaley Cuoco, Jim Parsons  e Johnny Galecki
Vencedor: Richard Madden(Segurança em Jogo/Bodyguard)

MELHOR SÉRIE DE TV - DRAMA
Entregue por: Kaley Cuoco, Jim Parsons  e Johnny Galecki
Vencedor: The Americans

MELHOR ATOR COADJUVANTE – SÉRIE, MINISSÉRIES ou FILMES FEITO PARA TV
Entregue por: Taraji P. Henson e Gina Rodriguez
Vencedor: Ben Whishaw(A Very English Scandal)

MELHOR ATRIZ - MINISSÉRIES ou FILME FEITO PARA TV
Entregue por: Ben Stiller e Jamie Lee Curtis
Vencedor: Patricia Arquette(Escape at Dannemora)

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
Entregue por: Idris Elba e Taylor Swift
Vencedor: O Primeiro Homem/First Man (Justin Hurwitz)

Filmes que levaram 01 Globo: NASCE UMA ESTRELA(Canção), VICE(Ator-Drama) e SE A RUA BEALE FALASSE(Atriz Coadjuvante)
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Entregue por: Idris Elba e Taylor Swift
Vencedor: “Shallow” ( Nasce uma Estrela/A Star Is Born) Lady Gaga, Mark Ronson, Anthony Rossomando, Andrew Wyatt

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Entregue por: Sam Rockwell e Allison Jenner
Vencedor: Regina King(Se a Rua Beale Falasse/If Beale Street Could Talk)

MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE TV - DRAMA
Entregue por: Kristen Bell e Megan Mullaly
Vencedor: Sandra Oh(Killing Eve)

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Entregue por: Maya Rudolph e Amy Pohler
Vencedor: Mahershala Ali(Green Book: O Guia/Green Book)

MELHOR ROTEIRO
Entregue por: Amy Pohler e Maya Rudolph
Vencedor:  Green Book: O Guia/Green Book (Nick Vallelonga, Brian Hayes Currie, Peter Farrelly)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE – SÉRIE, MINISSÉRIE ou FILME FEITO PARA TV
Entregue por: Felicity Huffman e William H. Macy
Vencedor: Patricia Clarkson(Objetos Cortantes/Sharp Objects)

MELHOR ATOR-MUSICAL ou COMÉDIA
Entregue por: Saoirse Ronan
Vencedor: Christian Bale(Vice)

Mais Filmes com 01 Globo: O PRIMEIRO HOMEM(Trilha Sonora), A FAVORITA(Atriz-Comédia ou Drama), HOMEM ARANHA NO ARANHAVERSO(Animação) e A ESPOSA(Atriz-Drama) 
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Entregue por: Catherine Zeta Jones e Antonio Banderas
Vencedor: Roma/Roma

MELHOR ATOR – MINISSÉRIES ou FILME FEITO PARA TV
Entregue por: Taron Egerton e Amber Heard
Vencedor: Darren Criss(The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story)

MELHOR DIRETOR
Entregue por: Harrison Ford
Vencedor: Alfonso Cuarón(Roma/Roma)

MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE TV – MUSICAL ou COMÉDIA
Entregue por: Sterling K. Brown, Chrissy Metz e Justin Hartley
Vencedor: Rachel Brosnahan(Maravilhosa Sra. Maisel/The Marvelous Mrs. Maisel)

MELHOR SERIE DE TV – MUSICAL ou COMÉDIA
Entregue por: Sterling K. Brown, Chrissy Metz e Justin Hartley
Vencedor: O Método Kominsky/The Kominsky Method

Na Categoria televisão, os mais premiados foram: THE ASSASSINATION OF GIANNI VERSACE-AMERICAN CRIME STORY, 2 Globos(Ator e Minissérie ou Filme para TV) e O METÓDO KAMINSKI(Ator, Serie de TV-Musical ou Comédia). E ainda tivemos as homenagens especiais a Jeff Bridges, que recebeu o CECIL B. DE MILLE AWARD e a Carol Burnett, que recebeu o prêmio, que doravante levará seu nome, THE CAROL BURNETT AWARD.
MELHOR MINISSÉRIE ou FILME FEITO PARA TV
Entregue por: Hally Berry e Lena Waithe
Vencedor: The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story

MELHOR ATRIZ – MUSICAL ou COMÉDIA
Entregue por: Anne Hathaway e Jessica Chastain
Vencedor: Olivia Colman(A Favorita/The Favourite)

MELHOR FILME-MUSICAL ou COMÉDIA
Entregue por: Bill Murray
Vencedor: Green Book: O Guia/Green Book

MELHOR ATRIZ-DRAMA
Entregue por: Gary Oldman
Vencedor: Glenn Close(A Esposa/The Wife)

MELHOR ATOR-DRAMA
Entregue por:Richard Gere e Julianne Moore
Vencedor: Rami Malek(Bohemian Rhapsody)

MELHOR FILME-DRAMA
Entregue por: Nicole Kidman
Vencedor: Bohemian Rhapsody/Bohemian Rhapsody