domingo, 26 de maio de 2019

A NOVIÇA REBELDE, Um Filme para sempre e para todos

Em 1965, quando a Fox lançou o filme A NOVIÇA REBELDE, ela atravessava enormes dificuldades financeiras, que já vinham de anos anteriores, mas agravadas, principalmente, pelos  gastos com a superprodução CLEOPATRA, estrelada por Elizabeth Taylor e que não se pagou nas bilheterias. O enorme sucesso alcançado por A NOVIÇA REBELDE,  salvou a Fox da bancarrota e lhe deu um alento enorme para continuar no mercado. Enorme sucesso de publico, ganhou cinco  Oscars, incluindo o de melhor filme, é realmente um filme merecedor de todos os méritos a ele atribuídos e, ainda hoje, passados mais de cinquenta anos, é cultuado por uma enormidade de fãs. E isso é um feito e tanto, visto que, sempre houve uma certa relutância por parte do publico no que se refere a filmes musicais e este, é sim um musical em toda a extensão do gênero.  Lançado em 1965, A NOVIÇA REBELDE, desbancou ...E O VENTO LEVOU que era detentor, até então, do recorde de bilheteria nos cinemas americanos.


A NOVIÇA REBELDE conta a história da postulante a freira, Maria, uma garota criada nas belíssimas montanhas austríacas de Salzburgo e que acaba como babá de oito crianças, filhas do austero e viúvo Capitão Von Trapp. Ele cria as crianças sob uma disciplina militar, mas a teimosa noviça, traz a alegria de volta a essa família e acaba conquistando o coração do sisudo Capitão; Como pano de fundo a ocupação da Áustria pelas forças nazistas e a provável convocação do capitão para integrar as forças de ocupação, fato que ele abomina, como patriota que é. A história é real e aconteceu pouco tempo antes do inicio da Segunda Grande Guerra, mas, é claro, no filme tudo é transformado e romantizado para atender o gosto do público. Isso gerou até algumas controvérsias na época, mas foi tudo esquecido diante da qualidade e do sucesso que o filme alcançou. O roteirista Ernest Lehman baseou-se  no livro “The Story of the Trapp Family Singers”, escrito pela própria Maria Von Trapp, que já havia sido adaptado para uma peça musical com mesmo nome, com musicas de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II, musicas estas que foram levadas para o filme.

O cinema alemão já havia realizado dois filmes baseados na história A FAMILIA VON TRAPP(1956) e FAMILIA VON TRAPP NA AMÉRICA(1958), ambos exibidos no Brasil, conforme mostram os recortes acima.
A NOVIÇA REBELDE vem atravessando gerações com sua música, alegria e otimismo. E se, não foi bem recebido pela crítica na época do lançamento, o tempo se encarregou de mostrar seu valor até para o mais enrustido dos críticos. Hoje está listado entre os 100 melhores filmes de todos os tempos e está entre os “1001 Filmes para ver antes de Morrer”, do famoso guia de Steven Jay Schneider. A cena inicial, filmada de um helicóptero,  mostrando Maria cantando “The Sound of Music”, na magnifica paisagem montanhosa austríaca, se transformou em um momento cinematográfico antológico. Com direção de Robert Wise, Julie Andrews e Christopher Plummer são os inesquecíveis protagonistas do filme e, com certeza, não é possível imaginar Maria e Capitão Von Trapp, na interpretação de outros atores.  

Um filme eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário