segunda-feira, 27 de maio de 2019

ALFRED HITCHCOCK e THE SHORT NIGHT

Dois momentos do famoso mestre do suspense, Alfred Hitchcock e as capas dos livros em que se baseariam seu ultimo filme THE SHORT NIGHT.
Alfred Hitchcock morreu tranquilamente durante o sono no dia 29 de Abril de 1980, aos 79 anos. Hitchcock trabalhava  no projeto de um novo filme chamado THE SHORT NIGHT.  Com elementos de espionagem e romance, o roteiro seria baseado no livro homônimo escrito por Ronald Kirkbride e também na história real do agente duplo George Blake, contada no livro “The Springing of George Blake” de Sean Bourke. Hitchcock comprara os direitos dos dois livros. O roteirista Ernest Lehman(A EMBRIAGUEZ DO SUCESSO, ANOVIÇA REBELDE)  iniciou com ele a confecção do roteiro, mas Hitchcock o dispensou e contratou o jovem David Freeman, para reescrever com ele, um novo roteiro. A morte do famoso diretor impediu a realização do filme, que a época chegou a ser anunciado que seria feito por outro diretor; Freeman chegou a publicar esse roteiro, mas o filme nunca chegou a ser feito...

Na história um agente duplo, Gavin Brand,  escapa de uma prisão em Londres; Para caça-lo a CIA chama, Joe Bailey, um agente  cujo o irmão, foi uma das vitimas do agente fugitivo. Nesta caçada, Bailey acaba encontrando e se apaixonando por Carla, a esposa de Brand. Quando Brand aparece e fica sabendo de tudo, ele sequestra a mulher  e Bailey, parte para o resgate que vai terminar em um trem,  próximo a fronteira russa. Vários atores foram cogitados por Hitchcock para trabalharem no projeto, desde Catherine Deneuve e Liv Ulmann, para o principal papel feminino até Walther Mathau, Ed Lauter, Sean Connery, Clint Eastwood e Steve McQueen, nos papéis masculinos. Era para ser filmado em locações na Finlandia, mas já preocupada com as condições de saúde do diretor a Universal, que iria produzir o filme, cancelou o projeto.

TRAMA MACABRA, o ultimo filme.
Assim TRAMA MACABRA(Family Plot, 1976) ficou sendo o ultimo trabalho do diretor. Em 1999, foi descoberto um roteiro tratando de um filme chamado KALEIDOSCOPE, que Hitchcock quis rodar em 1967, mas que não foi adiante; Ao que consta, inclusive, já com várias cenas filmadas utilizando atores amadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário