quarta-feira, 29 de maio de 2019

TRÊS DESTINOS CONECTADOS

Três destinos conectados. Três nomes ligados por tragédias... Três estrelas do firmamento  hollywoodiano. Um, hoje, legendário, os outros dois, menos conhecidos, mas ainda assim estrelas.

James Dean e os filmes que o levaram ao estrelato.
O primeiro deles, vértice deste triangulo, foi James Dean(1931-1955), símbolo  rebelde  da juventude nos anos 50; Ele passou como cometa por esse firmamento, mas foi eternizado como um astro de primeira grandeza. E não sem razão. Depois do meteórico sucesso alcançado com  os filmes  VIDAS AMARGAS(1955) e JUVENTUDE TRANSVIADA(1955), no auge do sucesso e com apenas 24 anos, ele morreu em um acidente rodoviário quando bateu seu Porshe 550 Spyder, numa estrada da Califórnia. Ele dirigia em alta velocidade. Seu ultimo filme ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE(1956), foi lançado depois de sua morte. Teve, por isso, duas indicações póstumas ao Oscar, sendo o único ator conseguir isso. Lançou um modelo de interpretação e comportamento, que seriam copiados por toda uma geração e foi amado por homens e mulheres, da mesma maneira. Confira abaixo, outras duas pontas desse coincidente triangulo de tragédias.

Sal Mineo e alguns de seus principais filmes
Sal Mineo(Salvatore Mineo Jr./1936-1976), trabalhou com James Dean em dois filmes JUVENTUDE TRANSVIADA(1955) e ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE(1956)  era filho de emigrantes italianos e logo aos 10 anos foi preso por roubo; Mas  diante da opção entre ser preso e entrar para uma escola de atuação, fez a segunda opção. Teve sorte, participou de peças e alguns filmes e por seu papel em JUVENTUDE TRANSVIADA  foi indicado ao Oscar. Nesse período é fato que manteve uma relação afetiva com Dean, que tinha uma sexualidade ambivalente. Inquirido sobre sua sexualidade James Dean teria dito: "Não, eu não sou homossexual. Mas também não vou passar a vida preso à um rótulo."  Consta que Dean despertou tanta paixão em Mineo, que após a morte do ator, ele sempre buscou por rapazes que tivessem o tipo físico similar de James Dean, para se relacionar. Sal Mineo, fez muito sucesso no final dos anos 50 também como cantor, mas nunca parou de atuar em filmes ou no teatro, até 12 de Fevereiro de 1976, quando voltando para sua casa, depois de um ensaio,  foi  morto com apenas um golpe de faca direto no coração, em um beco que ficava atrás de seu apartamento  em West Hollywood, Califórnia. Ele tinha 37 anos.

Pier Angeli e alguns de seus principais filmes.
Pier Angeli(Anna Maria Pierangeli/1932-1971) era italiana, nascida em Cagliari. Era irmã gêmea de Marisa Pavan, outra grande atriz do cinema italiano. Pier Angeli  iniciou sua carreira na Italia, estrelando ao lado de Vittorio de Sica, o drama AMANHÃ SERÁ TARDE DEMAIS(1950), depois de alguns filmes na Italia, mudou-se para Hollywood já contratada pela Metro. Estrelando filmes como MEXICO DOS MEUS AMORES(1953),  O CÁLICE SAGRADO(1954), MARCADO PELA SARJETA(1956)  e muitos outros, alcançou grande popularidade.  Em 1954, durante as filmagens de O CÁLICE SAGRADO conheceu James Dean. Foi o inicio de uma grande paixão, vivida intensamente pelo casal, que chegou a cogitar casamento; Mas a mãe dela, foi contra, preocupada com o comportamento extravagante de Dean e também, por ele não ser católico. E isto determinou o fim do relacionamento. Pier acabou se casando com o cantor Vic Damone e posteriormente com compositor musical italiano  Armando Trovajoli; Teve dois filhos, um de cada casamento. No dia de 10 de Setembro de 1971, Pier Angeli, morreu vitima de uma overdose de barbitúricos . Ela tinha 39 anos. Em uma entrevista, publicada três anos depois da morte da atriz, ela descreveu detalhes românticos de seu caso com James Dean e confessou que ele foi o único homem que ela, realmente, amou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário