terça-feira, 4 de junho de 2019

FIVE LOST HITCHCOCKS

Pouco se falou disso, mas por mais de 20 anos, o diretor Alfred Hitchcock(1899-1980) “escondeu” do público cinco de seus melhores filmes. Ele impediu seu relançamento nos cinemas e sua exibição na televisão. Estes filmes ficaram conhecidos como  "Five Lost Hitchcocks". Ele nunca deu uma razão exata para isso. Segundo informações de pessoas próximas, não contente com as versões apresentadas no lançamento nos cinemas, ele pretendia reeditar esses filmes para um possível relançamento. Relata-se também que ele tinha adquirido a exclusividade dos direitos desses filmes,  com objetivo de deixa-los como patrimônio a sua filha. Pode ser. Lançados entre 1949 e 1958, os filmes que ele reteve foram os seguintes:

FESTIM DIABÓLICO”(The Rope/1948) Com James Stewart
JANELA INDISCRETA”(Rear Window/1954) Com James Stewart e Grace Kelly
O HOMEM QUE SABIA DEMAIS”(The Man  who knew too much/1956) Com James e Doris Day
O TERCEIRO TIRO”(The Trouble with Harry/1956) Com Shirley McLaine
UM CORPO QUE CAI”(Vertigo/1958) Com James Stewart e Kim Novak

Os Cinco Filmes que Hitchcock não quis relançar em seus recortes â época de seu lançamento original.
Hitchcock morreu antes de concretizar esse possível plano de reedição, mas assistindo esses filmes hoje, conforme apresentados em sua versão original, é difícil achar um jeito de melhora-los. Após a sua morte todos eles ganharam relançamentos nos cinema de todo o mundo e também no mercado de home-video que estava em pleno florescimento na época. O primeiro que ganhou um relançamento foi  JANELA INDISCRETA,  um antológico drama de suspense com Hitchcock fazendo jus a alcunha de mestre do suspense e dando uma aula de técnica cinematográfica, centrando a história em um “herói” imobilizado, onde através de sua janela gira toda a ação do filme. Em FESTIM DIABÓLICO, que foi seu primeiro filme em cores, ele filmou apenas 10 tomadas, para narrar toda a história do filme; Foram 10 tomadas de dez minutos cada. As passagens de cena ou cortes, foram realizadas por trás de colunas ou cortinas. Vieram na sequencia UM CORPO NO CAI, O TERCEIRO TIRO  e O HOMEM QUE SABIA DEMAIS, todos filmes inovadores em tramas e que exploraram novas técnicas cinematográficas. Será que o uso dessas inovações eram a razão de Hitchcock  desejar reedita-los?

James Stewart(1908-1997), astro em quatro deste cinco filmes, deu uma outra possível razão pela qual Hitchcock teria mantido inacessíveis ao público esses cinco filmes. Segundo ele, a razão foi um processo movido contra ele por um dos argumentistas de JANELA INDISCRETA, que obrigou o cineasta a gastar muito dólares e cujo o resultado não lhe foi favorável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário