segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Os Filmes de DEAN MARTIN & JERRY LEWIS

Eles fizeram as nossas melhores sessões vespertinas na TV e alguns (como eu)  ainda tiveram a sorte de assistir muitos de seus filmes nos cinemas. Foram relançados várias vezes.  Sim, DEAN MARTIN & JERRY LEWIS, fizeram e fazem a alegria de muitos de nós. E pensar que a famosa e inesquecível dupla começou no rádio, lá em 1946, se apresentou em nightclubs, passou pela TV e finalmente chegou ao cinema, com enorme sucesso, apenas num espaço de cinco anos. Se completavam. Dean era o galã que cantava e Jerry era o trapalhão, mas que também cantava(lá do jeito dele). Realizaram juntos 16 filmes. E já num espaço de dez anos tudo acabou. Mas a história dos dois é conhecida, então vamos relembrar todos os seus filmes.


A AMIGA DA ONÇA(My Friend Irma/1949) e MINHA AMIGA MALUCA(My friend Irma goes West/1950) são os primeiros filmes da dupla no cinema. My Friend Irma era um seriado do radio americano, que o produtor Hal B. Wallis, se propôs a levar as telas de cinema e Dean Martin & Jerry Lewis, foram coadjuvantes de luxo nesses dois filmes. A Irma do titulo original é uma jovem completamente avoada, que vive a atrapalhar a vida amorosa de sua colega de quarto, que quer se casar com um homem rico, mas se apaixona pelo bartender vivido por Martin. Lewis é seu atrapalhado seu companheiro de trabalho. Já  na sequencia, toda a trupe está a caminho de Hollywood, mas se envolvem com uma gang de assassinos. Varias vezes exibidos na TV, estes dois filmes foram lançados em DVD no Brasil pela Classicline.


O PALHAÇO DO BATALHÃO(At war with the army/1950) é o primeiro filme que aparecem como protagonistas. E,  também, apesar do contrato que tinham com a Paramount, o primeiro realizado pela York Productions, a produtora criada pela dupla. Vic e Alvin, dois amigos de infância alistam-se no exército. Lewis é Alvin, que deixa todos malucos com suas trapalhadas, inclusive seu amigo Vic(Martin) que não sabe mais o que fazer para salvar a pele do rapaz. Como está em domínio publico, teve várias versões em DVD lançadas no Brasil e por isso mesmo nunca com boa qualidade.


O FILHINHO DE PAPAI(That’s my boy/1951) traz Martin & Lewis como jogadores de futebol americano. Lewis é Junior filho de uma lenda do jogo, Jack Terremoto, que quer que o filho seja como ele; Vendo a fragilidade do filho, Jack contrata Bill(Martin) que é um promissor jogador, para tutora-lo na universidade. É claro, que apesar das trapalhadas de Junior, os dois vão se tornar amigos.

O BIRUTA E O FOLGADO(The Stooge/1951) dá um tom diferenciado aos filmes da dupla. É até meio dramático, na medida que reproduz anos antes o que aconteceria com a dupla depois. Bill(Martin) é um artista da Broadway que se ressente do sucesso alcançado por seu ingênuo parceiro Ted(Lewis). Filmado em 1951, foi lançado apenas em 1953, porque a Paramount temia a reação do publico diante dessa premissa do filme. Foi lançado no Brasil em DVD, pela Classicline.

 
O MARUJO FOI NA ONDA(Sailor Beware/1952) e MALUCOS DO AR(Jumping Jacks/1952) parecem filmes encomendados. Um pela marinha, outro pela aeronáutica. Mas são um veiculo e tanto para as peripécias da dupla. Em O MARUJO FOI NA ONDA, Al(Martin) e Melvin(Lewis) se conhecem na fila de alistamento para Marinha. Al faz o tipo galã que sempre se dá bem em todas; Já Melvyn é introvertido e ingênuo, mas acaba se metendo em uma baita encrenca  quando participa em um programa de TV e vira o alvo do beijo de todas as garotas. Uma curiosidade é a participação de James Dean(JUVENTUDE TRANSVIADA) como um figurante do filme. Em MALUCOS DO AR, Hap(Lewis) é um artista cômico que perde seu parceiro Chick(Martin), quando ele é convocado pelas forças armadas. Separados,  eles não conseguem sucesso nenhum e então Hap, decide se fingir de soldado para se juntar ao amigo. Ambos os filmes foram lançados em DVD, pela Classicline.


MORRENDO DE MÊDO(Scared Stiff/1953) é a inevitável incursão de toda dupla que se preze pelo universo dos filmes de terror. Eles são uma dupla de artistas, Larry(Martin) e Myron(Lewis) que se envolvem com gangsters e com a herdeira de um castelo em Cuba, povoado por fantasmas e zumbis. Esse foi o ultimo filme de nossa Carmem Miranda. Como no ano anterior Martin & Lewis tinham feito uma aparição relâmpago no filme DE TANGA E SARONGUE(Road to Bali/1952) , de Bing Crosby e Bob Hope, aqui eles retribuem e aparecem rapidamente no final do filme. Lançado em DVD no Brasil pela Classicline.

SOFRENDO DA BOLA(The Caddy/1953) traz a dupla para o mundo do golfe. Eles são Joe e Harvey, que querem ficar ricos jogando golfe; Como Harvey morre de medo do jogo, ele vira o caddy, ou seja, o carregador de tacos. No entanto,  se não se acertam no golfe, chamam a atenção de um empresário, por suas habilidades artísticas. Foi o segundo filme deles produzido pela York Productions, empresa de propriedade da dupla. Nesse filme Dean Martin canta That’s Amore, um dos seus maiores sucessos musicais. Foi lançado pela Classicline, em DVD no Brasil.

 
A BARBADA DO BIRUTA(Money from Home/1953) tem como pano de fundo o mundo das corridas de cavalo. Herman(Martin) é um viciado em corridas, que devido a dívidas contraídas em apostas fica nas mãos de um gangster, que o obriga a fazer uma trapaça, impedindo um cavalo favorito de correr; Para fazer isso Herman convoca Virgil(Lewis), um primo aprendiz de veterinário, inteligente, mas completamente ingênuo. E é aí que as coisas complicam. Foi o primeiro filme colorido da dupla. Lançado no Brasil em DVD pela Classicline.

A FARRA DOS MALANDROS(Living it up/1954) O mundo vivia a paranóia do inicio da era dos testes atômicos. Radioatividade  amedrontava todos. E é o que acontece a Homer Flagg(Lewis); Depois de um acidente em uma região de testes, todos acham que ele está contaminado. Até mesmo ele. Só o seu medico, Steve(Martin) sabe que ele não sofreu nada. Mas, espertamente, o convence a aceitar a oferta de um jornal de Nova York, que lhe oferece toda a mordomia do mundo, para ele curtir seus “últimos dias”, mas ele deve ir junto para dar-lhe a devida assistência nesses momentos finais. Lançado em DVD no Brasil pela Cultline.

 
O REI DO CIRCO(3 Ring Circus/1954) Sem emprego e sem dinheiro, dois amigos, Jerry(Lewis) e Pete(Martin), acabam trabalhando em um circo. Ali Jerry descobre seu sonho de ser um palhaço. E quando, acidentalmente, tem de substituir o velho e bêbado palhaço, ele faz um enorme sucesso e salva o circo que estava a beira da falência.

O MENINÃO(You’re never too Young/1955) Wilbur(Lewis) é um aspirante a barbeiro, que sem saber acaba “carregando” um diamante roubado. Indo viajar,  ele se traveste em um garoto de 12 anos, para poder pagar meia passagem e é ajudado na viagem por Bob(Martin) que é professor em uma escola de meninas e onde Wilbur, é acolhido. Mas o ladrão do diamante está atrás dele. Refilmagem de A INCRÍVEL SUZANA(The Major and the Minor/1942), estrelado por Ginger Rogers.

 
ARTISTAS E MODELOS(Artists and Models/1955) Talvez o mais elaborado dos filmes da dupla; Sendo, inclusive,  incluído no livro de Steven Jay Schneider “1001 Filmes para ver antes de morrer” por ser “uma brincadeira vertiginosamente auto-reflexiva sobre a ilusão do cinema”. Eugene(Lewis) é um fanático por histórias em quadrinhos e Rick(Martin), um desenhista  dessas histórias. Quando Eugene, enquanto dorme, sonha com uma história fantástica, Rick aproveita seu sonho e cria um personagem que faz um enorme sucesso. Presença marcante no elenco de uma linda e talentosa Shirley McLaine, que estava apenas em seu segundo papel em um filme; O primeiro fora com Alfred Hitchcock em  O TERCEIRO TIRO(The trouble with Harry/1955). Na trilha sonora Dean canta “Innamorata” que foi um dos seus maiores hits. Lançado em DVD no Brasil pela Classicline.


O REI DO LAÇO(Pardners/1956) O western que não poderia faltar na filmografia da dupla. O sugestivo titulo original “parceiros” , indicava que apesar dos boatos, a dupla não se separaria tão cedo. Mas quando o filme estreou em agosto de 1956, eles já estavam separados havia um mês. No filme Wade(Lewis) é um mimado filhinho de mamãe, que quer voltar ao rancho da família no oeste onde anos atrás seu pai foi assassinado por uma gang de bandidos que queria dominar a região; Prá isso ele se junta a Slim(Martin), um verdadeiro homem do oeste. Juntos, como seus pais fizeram muitos anos atrás, eles vão enfrentar os bandidos. Lançado em DVD no Brasil pela Cultline.

OU VAI OU RACHA(Hollywood or Bust/1956) Definitivamente o ultimo filme da dupla Jerry Lewis e Dean Martin. Nunca mais estiveram juntos em um filme.  O clima foi péssimo durante as filmagens, das quais, em determinado momento,  Lewis teve de se ausentar por problemas de saúde.  Quando foi lançado em dezembro de 1956, eles já estavam separados havia cinco meses.  Steve(Martin), um sujeito malandro, tenta passar a perna em Malcom(Lewis) um cara ingênuo e amante do cinema, dizendo morar em Hollywood, ao lado de uma grande estrela. E assim os dois partem nessa aventura rumo a Hollywood em um reluzente conversível que ambos ganharam em uma rifa. A ultima aventura da dupla...

Nenhum comentário:

Postar um comentário