sexta-feira, 9 de novembro de 2018

LISBETH SALANDER e a Revista MILLENIUM


Chega aos cinemas  MILLENIUM: A GAROTA NA TEIA DE ARANHA(The Girl in the Spider’s web) que promete revelar detalhes e segredos do passado de Lisbeth Salander. Lisbeth é a mais estranha das heroínas que já vimos nas telas.  Ela é uma expert hacker cheia de tatuagens e piercings, misteriosa, introvertida, ambígua, sensual e letal. Neste novo filme ela é interpretada por Claire Foy;  Foy galgou o estrelato ao estrelar de forma impecável a rainha britânica Elizabeth, na telesérie  THE CROWN. Já pelos trailers dá prá se notar uma mudança de estilo na narrativa, que agora faz uma opção por mais agilidade e ação.  A sensualidade e o clima sombrio  e claustrofóbico,  tão próprios da série,  ficam um pouco de lado.

A Sony, detentora dos direitos para as  versões americanas  da série, já havia produzido MILLENIUM: OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES(The Girl with the dragon Tatoo) em 2012, que conta o inicio da tumultuada trajetória de Lisbeth Salander e sua relação com Mikael Blomkvist, o controverso repórter e editor da revista investigativa Millenium. Nesse filme Rooney Mara, foi Lisbeth e Daniel Craig, o 007, era Michael. O diferencial era a direção de David Fincher(Clube da Luta, Seven-Os Sete pecados capitais, Garota Exemplar) que deu ao filme a dramaticidade e  suspense tão próprios da história.

AS 3 LISBETHs DO CINEMA: Noomi Rapace, Rooney Mara e Claire Foy
 
Só que a Sony, inesperadamente pulou do primeiro para o quarto volume da série de livros que compõe a saga Millenium, ignorando os volumes 2 e 3.  A trilogia inicial(“Os Homens que não amavam as mulheres”, “A Menina que brincava com fogo“ e  “A Rainha do Castelo de Ar”) foi escrita pelo jornalista sueco Stieg Larsson(1954-2004)  alcançando um enorme sucesso em todo mundo; E em 2013, David Lagercrantz foi convidado pela editora da série a continuar o trabalho de Stieg e escreveu mais dois livros, traduzidos para o português com os títulos “A Garota na teia de Aranha”(2015) e “O Homem que perseguia a sua sombra”(2017). E foi justamente esse quarto livro, escrito por Lagercrantz que a Sony optou por filmar. Talvez porque toda a trilogia inicial já tinha sido transformada em filmes na Suécia. Sim, os três primeiros livros tiveram uma adaptação cinematográfica pela companhia suéca Yellow Bird. E três ótimas adaptações, bem fiéis ao livro. Nesses filmes Noomi Rapace foi Lisbeth e Michael Nyqvist, interpretou o jornalista Mikael Blomkvist.


 OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES(Man Som Hatar Kvinnor/The Girl with the dragon tatoo, 2009) foi lançado nos cinemas brasileiros em 14/05/2010 e em vídeo foi lançado pela Imagem filmes. Nesse filme Lisbeth trabalha em empresa de investigação e se envolve com o repórter Mikael Blomkvist, que está condenado a prisão, mas antes investiga o assassinato da sobrinha de um milionário.


 MILLENIUM II:A MENINA QUE BRINCAVA COM FOGO(Flickan som Lekte Med Elden/The Girl who played with fire, 2009) não foi lançado nos cinemas brasileiros, mas apenas em vídeo pela Vinny Filmes. Lisbeth é agora uma milionária reclusa e Mikael Blonkvist voltou a sua revista Millenium. Mas uma nova investigação leva-o a reencontrar Lisbeth.


 MILLENIUM III: A RAINHA DO CASTELO DE AR(Luftslottet som Sprangdes/The Girl who kicked the Hornet’s nest, 2009) também não foi lançado nos cinemas e também chegou em vídeo pela Vinny Filmes. Lisbeth foi ferida, mas sobrevive e é acusada de homicídio. Mas Mikael Blomkvist, surge de novo em seu caminho e está determinado a provar a inocência dela e encontrar os verdadeiros culpados.

Em tempo: A televisão sueca também produziu uma série de 6 episódios, em 2010, adaptada dos livros e estrelada também por Noomi Rapace e Michael Nyqvist.

Nenhum comentário:

Postar um comentário